A histórica demo de Douglas Engelbart

Realizada em 9 de dezembro de 1968, essa demonstração pavimentou o caminho para a computação moderna.

“A Mãe de Todas as Demonstrações” é um nome aplicado retroativamente a uma demonstração de computador histórica, de desenvolvimentos do Augmentation Research Center, realizada na Association for Computing Machinery / Institute of Electrical and Electronics Engineers (ACM/IEEE) – Computer Society’s Fall Joint Conferência de Informática em São Francisco, por Douglas Engelbart, em 9 de dezembro de 1968.

A demonstração ao vivo contou com a introdução de um sistema completo de hardware e software de computador denominado Sistema oN-Line ou, mais comumente, NLS. A apresentação de 90 minutos demonstrou pela primeira vez muitos dos elementos fundamentais da computação pessoal moderna: janelas, hipertexto, gráficos, navegação eficiente e entrada de comandos, videoconferência, mouse de computador, processamento de texto, vinculação dinâmica de arquivos, controle de revisão e um editor colaborativo em tempo real. A apresentação de Engelbart foi a primeira a demonstrar publicamente todos estes elementos num único sistema. A demonstração foi altamente influente e gerou projetos semelhantes na Xerox PARC no início da década de 1970. Os conceitos e tecnologias subjacentes influenciaram os sistemas operacionais de interface gráfica de usuário Apple Macintosh e Microsoft Windows nas décadas de 1980 e 1990.

A Mãe de Todas as Demonstrações é um nome dado retrospectivamente à demonstração de Douglas Engelbart, em 9 de dezembro de 1968, de tecnologias experimentais de computador que agora são comuns.

Share this content: