D2: The Mighty Ducks

Os Super Patos

Um dos meus filmes favoritos o D2: The Mighty Ducks (A Hora dos Campeões 2 no BR) também conhecido como The Mighty Ducks 2, é o segundo filme da trilogia The Mighty Ducks, produzido pela Avnet-Kerner Productions e Buena Vista Distribution, distribuído pela Walt Disney Pictures, e originalmente lançado nos cinemas em 25 de março de 1994.


O filme viu a estreia de uniformes semelhantes aos usados ​​​​pelos Anaheim Ducks da vida real(na época chamados de Mighty Ducks of Anaheim), então propriedade da The Walt Disney Company e que havia ingressado na NHL no ano anterior.

Na trama o ex-técnico de hóquei Gordon Bombay é uma estrela nas ligas menores e deve chegar à NHL em breve. No entanto, após uma lesão no joelho que pôs fim à sua carreira, ele retorna a Minneapolis. Bombay tem então a chance de treinar um time que representa os Estados Unidos nos Junior Goodwill Games. A equipe dos EUA é formada por muitos dos antigos Ducks, além de cinco novos jogadores com talentos especiais.

A atração pela celebridade torna-se uma distração para Bombay, que começa a negligenciar a equipe em troca de um estilo de vida luxuoso. Felizmente, vitórias fáceis vêm sobre Trinidad e Tobago e Itália no torneio de dupla eliminação. Durante este tempo, Fulton Reed e Dean Portman ganharam reconhecimento por suas habilidades de executor, tornando-se conhecidos como os “Bash Brothers”. A goleira reserva Julie pede a Bombay uma chance de jogar, mas ele diz a ela para esperar, já que o atual goleiro Greg Goldberg está em uma maré de sorte.

A atração pela celebridade torna-se uma distração para Bombay, que começa a negligenciar a equipe em troca de um estilo de vida luxuoso. Felizmente, vitórias fáceis vêm sobre Trinidad e Tobago e Itália no torneio de dupla eliminação. Durante este tempo, Fulton Reed e Dean Portman ganharam reconhecimento por suas habilidades de executor, tornando-se conhecidos como os “Bash Brothers”. A goleira reserva Julie pede a Bombay uma chance de jogar, mas ele diz a ela para esperar, já que o atual goleiro Greg Goldberg está em boa fase.

A realidade se instala quando o time sofre uma embaraçosa derrota por 12 a 1 para o time da Islandia, treinado pelo ex-jogador da NHL Wolf “The Dentist” Stansson, conhecido por sua reputação de durão. A equipe dos EUA joga mal, com Julie e Portman expulsos do jogo. O pivô Adam Banks consegue marcar um gol, mas leva um corte no pulso momentos depois. Frustrado, Bombay pressiona ainda mais seus jogadores, mas eles começam a sofrer, completamente exaustos. Eventualmente, a tutora do time, Michelle McKay, cancela o treino e confronta Bombay, enquanto os jogadores se deparam com um time de hóquei de rua que os ensina a jogar como “o verdadeiro time dos EUA”.

No entanto, Bombaim continua a sofrer até que Jan, o irmão de seu mentor, Hans, o visita pessoalmente e o lembra de como ele adorava o jogo. Durante uma partida contra o time da Alemanha, Bombay não chega a tempo, forçando Charlie a dizer ao árbitro que Michelle é na verdade a “Treinadora McKay”. Eles jogam mal, entrando no terceiro período empatados, até que Bombay aparece e pede desculpas por seu comportamento. Inspirados pelo “retorno” do treinador, os jogadores voltam para vencer o jogo e avançar para a próxima fase. O renovado Bombay finalmente percebe a lesão no pulso de Adam, colocando-o no banco, apesar de suas reclamações. Para preencher a vaga aberta, Charlie recruta o jogador de hóquei de rua, Russ Tyler, cujo único “knucklepuck” (que gira de ponta a ponta em direção ao seu alvo em vez de girar em torno de sua linha central) garante a vitória dos EUA sobre a Rússia (que derrotou a Islândia anteriormente), avançando os EUA para o jogo do campeonato para uma revanche contra a Islândia. Antes do jogo, a lesão de Adam é curada e ele retorna ao vestiário do time dos EUA, apenas para descobrir que já tem escalação completa. Charlie abre mão de seu lugar no elenco para que Adam possa jogar, consolidando sua posição como o verdadeiro capitão do time.

A princípio, a Islândia parece querer dominar novamente a equipe dos EUA, mas consegue marcar um gol. Infelizmente, os Ducks cobram pênaltis: Ken briga com um jogador da Islândia (“pau, luvas, camisa”) após marcar o primeiro gol do time, os irmãos Bash comemoram brigando com todo o banco da Islândia e Dwayne laça um jogador adversário, prestes a verificar Connie. Bombay está irritado porque “isto não é um jogo de hóquei, é um circo”.

Depois de um discurso motivacional no vestiário de Bombaim e das novas camisas do Duck de Jan, o time emerge rejuvenescido. Os Ducks conseguem empatar o jogo quando Russ supera o Time da Islândia, disfarçando-se de Goldberg, para evitar ser coberto e dar um “knucklepuck” bem-sucedido. O jogo é forçado a ir para uma disputa de pênaltis de cinco arremessos. Com um placar de 4-3 a favor dos Ducks, Gunner Stahl (artilheiro do torneio) é o último arremessador do time da Islândia. Bombay sabe que Gunner prefere atirar no lado da luva após um deke triplo e substitui Goldberg por Julie, que tem uma luva mais rápida. Gunner avança sobre Julie e dispara um forte golpe. Embora Julie caia no gelo, ela lentamente se vira para olhar para sua luva enquanto todo o estádio (e provavelmente o público de milhões de pessoas) espera em uma expectativa ofegante. Ela então abre a luva e deixa cair o disco, significando a defesa da vitória do jogo. Com isso, os Ducks triunfam sobre a Islândia e vencem o torneio.

O filme termina com a equipe retornando a Minnesota em um avião e sentada ao redor de uma fogueira cantando “We are the Champions” do Queen enquanto os créditos rolam.

Share this content: