1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que ofere rapidez e privacidade

Segundo o anúncio oficial a companhia tem um serviço de DNS disponível para todo mundo nos endereços: 1.1.1.1 e 1.0.0.1

A Cloudflare possui um dos serviços de entrega de conteúdo (CDN) mais usados no mundo, atendendo a milhões de sites (incluindo o nenizera.com) que buscam mais segurança (proteção contra ataques DDoS, por exemplo) e carregamento mais rápido de páginas na web.

O serviço também traz a promessa de mais desempenho. Basicamente, o DNS tem a função de indicar qual o endereço IP de um site. Se o servidor de DNS estiver lento ou cair (aconteceu com o Google Public DNS em outubro de 2021), o acesso a determinado site demorará ou não vai ser possível naquele momento. Por outro lado, um servidor de DNS rápido e estável torna o processo bem mais ágil, obviamente.

No site oficial — no endereço https://1.1.1.1, a Cloudflare menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes atualizados estão no DNSPerf, site responsável pelos testes.

Matthew Prince, CEO da Cloudflare, explica que o novo serviço é resultado de uma parceria com a APNIC, organização sem fins lucrativos que tem entre suas funções gerenciar IPs na Ásia Pacífico. A parceria esteve focada desde o início no desempenho e segurança, de acordo com o executivo.

Entre os recursos complementares estão suporte a DNS-over-TLS e DNS-over-TLS, e auditoria dos sistemas pela KPMG para garantia da privacidade.

Para usufruir da novidade, basta configurar o seu roteador, dispositivo móvel ou computador com o endereço 1.1.1.1 como primário e 1.0.0.1 como secundário.

Share this content: