Linguagem de Programação Pascal

Uma linguagem de programação procedural de alto nível que ensinou muitas pessoas a programar.

Criada por Niklaus Wirth no final dos anos 1960 e recebeu o nome em tributo ao matemático francês Blaise Pascal, foi originalmente baseada na linguagem ALGOL60, e expandiu sua estrutura de dados e habilidades permitindo que os desenvolvedores construíssem estruturas de dados recursivas dinâmicas, como arvores e gráficos.

Teve sua grande exposição quando se tornou a linguagem preferida no Apple 2, depois no Lisa e no Macintosh; e eventualmente se tornou o idioma padrão em quase todos os computadores.

Ao longo dos anos, a linguagem se envolveu em uma variedade de outros dialetos, sendo o mais famoso o TurboPascal, trazido pelo criador do C#, Anders Hejlsberg. Foi uma das primeiras linguagens com seu IDE de tela cheia. Foi amplamente usada na educação para ensinar pessoas a programar, e também foi usada para criar aplicativos e jogos de desktop como Crisis Mountain e Alley Cat da IBM.

Nos tempos atuais a sua popularidade diminuiu, mas dialetos como Delphi continuam em uso e você pode achar sua sintaxe surpreendentemente familiar.

Tutorial

Para começar e instalar um compilador como o compilador pascal gratuito (freepascal.org), crie um arquivo chamado app.pas e, como alternativa, você pode usar um IDE dedicado como o Lazarus.

Primeiro usamos a palavra-chave do programa para definir o ponto de entrada principal do aplicativo, depois adicionamos uma palavra-chave de início(begin) e fim(end) com um ponto, que executará o código real no programa. É como a função principal em muitas outras linguagens. A partir daqui podemos usar a função writeln integrada para dizer, por exemplo, ‘Hi Mon!’

Pascal é uma linguagem procedural, o que significa que as instruções são executadas em uma sequência linear, uma após a outra. O comando const é usado para definir dados globais imutáveis, enquanto var é usado para definir valores que podem mudar ao longo da execução do programa. As variáveis ​​são fortemente tipadas, usando uma sintaxe que parece quase idêntica ao TypeScript.

Nosso programa principal pode ser organizado em subprogramas, dos quais existem funções e procedimentos. Observe como eles terminam com ponto e vírgula e não com ponto, indicando um subprograma. À primeira vista parecem idênticos, mas a diferença é que uma função retorna um valor enquanto um procedimento é usado apenas para executar código ou criar efeitos colaterais.

Por exemplo, esta função abaixo chamada IsOdd recebe um número inteiro como argumento e retorna um valor booleano. Usamos uma lógica condicional para determinar isso e, em seguida, atribuímos o resultado ao próprio nome da função. O que diz ao Pascal para retornar esse valor da função.

Agora você pode chamar a função do programa principal e obter um valor de volta.

Pascal também é muito bom em estruturação de dados complexos, como por exemplo, podemos criar um tipo personalizado para um registro que é um par de valores-chave ou um dicionário e outras linguagens. A partir daí podemos atribuir esse tipo a uma variável, depois criar registros e acessar seu campo utilizando dois-pontos(:)

E agora que todo o código está pronto, podemos construir o executável com o compilador.

Eu pessoalmente aprendi a programar com um ambiente de desenvolvimento integrado e um compilador para a linguagem de programação Pascal chamado Pascalzim. Espero que esse post contribua de alguma forma para o seu conhecimento e aprendizado.

Share this content: